Um real Encontro 15.5.11
Amós 4:12» Em Amós Deus mostra mais uma vez sua insatisfação com seu povo e o avisa que será confrontado. Deus confronta todos a quem Ele ama e tem propósito, foi assim com cada um de nossos patriarcas, repare que TODOS foram “tratados”!
Em João 4, vemos o episódio de alguém que necessitava desse confronto, pois Deus não pode abençoar teu futuro, sem resolver teu passado.
Os samaritanos, como os judeus, são conhecedores e praticantes do pentateuco, nota-se que tinham a consciência de que deveriam adorar (Vv20).
Vv6 e 7» Deus cria uma circunstância para encontrar aqueles que Ele quer encontrar, e nesse encontro é sempre a dois, não existem intermediários!
Repare que Jesus cria o diálogo com a samaritana: “dá-me de beber” , ela não imaginava com quem estava falando, e assim também, nós, do alto de nossa arrogância espiritual, questionamos o que Deus fala conosco, por ser através de um profeta; Se é algo que nos interessa, É DE DEUS! Se não interessa... É DA CARNE!
Os samaritanos históricamente eram violentos ao defenderem sua fé e religião, concerteza ao avistá-lO a mulher dirige-se arrogantemente questionando a Jesus (Vv9).
Vv 10» Aqui começa o tratamento dessa mulher: Jesus denuncia sua falta de conhecimento:”se tu conheceras o dom de Deus...” Ela adorava, congregava, conhecia a Palavra, sabia o que tinha a fazer, mas NÃO CONHECIA O DOM DE DEUS! Falta a muitos dentro da igreja esse conhecimento por que foge ao face a face com Ele! Vida cristã É POÇO DE JACÓ! VOCÊ PRECISA É DE UM ENCONTRO COM DEUS!
Conhecer o dom de Deus não é vir à igreja adorar, não é fazer obras caridosas, não é dar dízimo ou ofertar, não é visitar orar ou mesmo curar enfermos, conhecer o dom de Deus é
RECONHECER A OBRA REDENTORA DE JESUS CRISTO NA TERRA!!
O confronto é realmente para esse propósito, para que haja o reconhecimento em nosso coração.
Vv 11» após o primeiro contato, a mulher começa a se quebrantar e interessar pela conversa, e se aprofundar, apesar da dúvida ainda permanecer. Quantos estamos ainda agora relutando com o que Deus quer falar conosco? Isso impede o agir de Deus, deixamos de receber o pleno de Deus pelo que achamos. Enquanto continuarmos a beber a água natural, a água do eu acho, a água do habito, não daremos lugar a Água da vida e continuaremos a ter sede!
João 7:38» quem crer em mim de seu ventre correrão RIOS DE AGUÁS VIVAS!
Beba da água que Jesus oferece HOJE pra você, a água do “poço de Jacó” mata a sua sede momentânea, mas vc volta a beber. A que ELE dá é ETERNA!
Vv 15» Finalmente ela reconhece que está cansada de sua situação de ter que buscar uma água que não a saciava e deixa-se tratar pelo Senhor. É TEMPO DE FAZER O MESMO! DAR UM BASTA!
Vv 16» Jesus a confronta com seu passado. O confronto com o que a cansava era necessário para que houvesse cura.
Vv 20» quando confrontada ela foge à conversa desviando o assunto. DEIXE-SE TRATAR DEFINITIVAMENTE PELO SENHOR!
Mas o Senhor responde trazendo-a novamente para a conversa: Vv21 e 23
ISSO É GERAR ADORAÇÃO GENUINA! NÃO FAZER POR QUE MANDARAM, MAS POR QUE SENTIMOS DE ADORAR!
Enquanto nosso passado não é resolvido, o encontro com o Senhor não acontece, há somente engano, pois continuamos a beber no poço de Jacó.
Pedro Martins